sexta-feira, 17 de abril de 2009

Doação de órgãos


Doações de órgãos

Doar um órgão é um ato de amor e solidariedade. Doação de órgãos é um ato de amor a vida. Para ser um doador a pessoa deve, em primeiro lugar, comunicar aos seus parentes o seu desejo; para reforçar essa atitude cidadã e facilitar o reconhecimento da sua vontade.

Apesar de ser um dos países mais bem estruturados para a realização de transplantes,uma das maiores dificuldades é convencer as pessoas a tomarem esta decisão.

POR QUE DOAR?
A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efectivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efectiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.
Doação de órgãos e tecidos é a remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que recentemente morreu (doador cadáver) ou de um doador voluntário (doador vivo), com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em outras pessoas vivas. Os órgãos e tecidos são removidos com procedimentos similares a uma cirurgia, e todas as incisões (cortes) são fechadas após a conclusão da cirurgia. Estes procedimentos são realizados para que a pessoa em seu funeral não seja reconhecida como uma doadora por apresentar deformações e cortes visíveis. Pessoas de todas as idades podem ser doadores de órgãos e tecidos.
A idade do doador é menos importante do que o estado do órgão a ser doado; no entanto é raro ser usados órgãos de pessoas com mais de 70 anos de idade.
No mundo inteiro há uma grande falta de doadores e isso faz com que surja grandes listas de espera. Muitos pacientes que esperam um coração, um fígado ou um pulmão morrem, pois não há nenhum órgão à disposição.
Doações de órgãos e tecidos é a remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que morreu ou de um doador voluntário com o pro propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em outras pessoas vivas.
Os órgãos e tecidos são removidos com procedimentos similares ou à uma cirurgia todas os cortes são fechados após a conclusão da cirurgia.Estes procedimentos são realizados para que a pessoa em seu funeral não seja reconhecida como doadora por apresentar deformações e cortes visíveis.Pessoas de todas as idades podem ser doadoras de órgãos e tecidos.